Portugal
Cultura
A cultura portuguesa assenta num passado que remonta à época pré-histórica e foi fortemente influenciada por uma diversidade de povos e costumes ao longo dos anos. As eras das invasões romanas e árabes, bem como as sociedades que as precederam, deixaram os seus vestígios e um eclético legado cultural e arqueológico visível em todo o território português.
As pinturas rupestres da Gruta do Escoural, a cidade romana de Conímbriga, o Templo de Diana em Évora e a arquitetura com traços árabes nas cidades de Olhão e Tavira são apenas alguns exemplos das extraordinárias preciosidades culturais do país.
Ao longo de séculos, as artes em Portugal sofreram influências externas, incluindo flamengas, francesas e italianas. As viagens dos descobridores portugueses abriram caminho às inspirações orientais e à revelação do ouro e pedras preciosas vindas do Brasil, que alimentaram a chama barroca na arquitetura e na decoração. Portugal possui uma enorme herança cultural.
Música
O Fado é o género musical que mais evoca o espírito português. Engloba vários estilos e temas, mas é caracterizado essencialmente por músicas e letras dolentes e melancólicas. Em 2011, o Fado foi classificado como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
A palavra “Fado” significa “destino”, contudo a natureza melancólica da música leva-nos a descrevê-lo como uma espécie de “lamento”. O Fado é um tesouro musical e um dos maiores orgulhos nacionais, embora as canções e danças populares também sejam formas muito apreciadas de expressão nacional.
O Fado é belo e tocante, mas se interpretado sem sentimento pode ser pomposo e subserviente. Trata-se de um estilo musical lírico e sentimental que terá surgido em Lisboa por volta de 1830. Existem várias teorias que explicam as suas origens: há quem defenda que o Fado tem raízes nos cânticos árabes ou nos ritmos afro-brasileiros.
Existem dois tipos de Fado: um originário dos bairros lisboetas de Alfama e da Mouraria, e