Portugal
1.1 AS ORIGENS DO PAÍS
Portugal foi moldado pelos Romanos ao longo de mais de 600 anos, pelos Visigodos durante os dois séculos seguintes e pelos Mouros durante cerca de 800 anos. Portugal foi reconhecido como um reino independente em 1143 em pleno reinado de Afonso I e com a ajuda dos militares cristãos, os últimos redutos do poderio árabe foram derrotados por volta de 1249.
Durante os séculos XV e XVI, Portugal era a maior potência econômica, social e cultural do mundo, com um império que estendia-se em várias colônias pelo mundo. Durante os três séculos seguintes, Portugal foi ocupado pelos espanhóis, invadido pelos franceses e enfrentou guerras com as frotas britânicas e holandesas. Essas lutas fizeram com que o país perdesse grande parte de sua riqueza. Em 1910 a monarquia foi deposta pelas forças militares e Portugal foi declarado uma República.
1.2 GEOGRAFIA, POPULAÇÃO E LÍNGUA
Portugal (de nome oficial República Portuguesa) é um país localizado no Sudoeste da Europa, cujo território se situa na zona Ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte. O território português tem uma área total de 92 212 km², sendo delimitado a norte e leste por Espanha e a Sul e oeste pelo oceano Atlântico, compreendendo uma parte continental e duas regiões autônomas: os arquipélagos dos Açores e da Madeira. O nome do país provém da sua segunda maior cidade, Porto, cujo nome latino era Portus.
É hoje um país desenvolvido, economicamente próspero, social e politicamente estável. Tendo como capital a cidade de Lisboa, Portugal tem como língua oficial o Português, a segunda língua de origem latina mais falada no mundo, depois do espanhol e tem como moeda o euro (€). É um país com cerca de 10,5 milhões de habitantes, sendo que aproximadamente 51% é considerada população ativa residentes e com cerca de 5 milhões de emigrantes espalhados pelo mundo. Relativamente ao clima, o território português esta sujeito a influências