Artigo
Júnior Gonçalves (IC)
j.goncalves3@hotmail.com
Introdução
Efeito estufa - É um fenômeno ocasionado pela concentração de gases (como dióxido de carbono, óxido nitroso, metano e os clorofluorcarbonos - estes últimos resíduos de produtos industrializados) na atmosfera, formando uma camada que permite a passagem dos raios solares e que absorve grande parte do calor emitido pela superfície da Terra.
Calor - Você tem calor? Calor é temperatura? É certo dizer que o calor está a 40 graus centígrados?Nada disso é verdade científica. Calor não é o mesmo que temperatura. Também não é correto afirmar que alguém está com calor ou que tem mais calor que outro.O calor é a energia da troca térmica entre dois corpos com temperaturas diferentes e uma única regra:o calor se propaga do mais quente para o mais frio.
Metodologia
Este trabalho foi realizado em pesquisas pela internet.
Resultados e Discussão
Calor é quantidade de energia térmica transferida e não se mede com um termômetro. A unidade internacional que mede o calor é o joule (J), mas a caloria (cal) se tornou mais popular. 1 cal = 4,18 joules. Efeito estufa - cobertura de nuvens da Terra reflete cerca de um quarto da radiação proveniente do Sol, devolvendo-a ao espaço, de maneira que esta radiação não participa do aquecimento do nosso planeta. Parte da radiação recebida é refletida por moléculas de gás da atmosfera e parte por materiais da superfície da Terra. Superfícies líquidas, rochas, solo, vegetais e especialmente neve e gelo refletem a energia solar.
Conclusões
O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como conseqüência disso, o calor fica retido, não sendo liberado ao espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância, pois, sem ele, a vida como a conhecemos