Tomada de Decisão em Enfermagem
O Enfermeiro ao assumir um trabalho em instituições,se depara com situações diversas que lhe exigem conhecimentos,habilidades e atitudes coerentes,precisas e imparciais para uma tomada de decisões que venha ao encontro de seus valores pessoais e éticos e ao mesmo tempo que atenda aos objetivos e metas da organização.
Tomar decisões é um processo cognitivo,complexo,freqüentemente definido como a escolha de determinada linha de ação. Em decorrência,solucionar problemas é a parte de tomada de decisão. Por ser um processo sistemático que tem o foco na análise de uma situação difícil,solucionar problemas sempre inclui uma etapa da tomada de decisão.
Discernimento,intuição e disposição para agir são componentes do raciocínio crítico. Essas mesmas habilidades são necessárias,em certo grau,na tomada de decisões e na resolução de problemas. Nota-se que o processo de tomada de decisão pode estar relacionado a solucionar um problema ou ao aproveitamento de uma oportunidade,e necessita de uma estruturação,baseada em análises críticas para a execução da decisão,e dependendo da complexidade,solucioná-los em ações rápidas e simples, ou permanentes e longas.
A existência de alguns valores ou conceitos influenciam na decisão. Aspectos como conhecimento científico,comunicação,experiências, rotinas e normas institucionais,ambiente,empatia e intuição determinam a ação do Enfermeiro e o seu posicionamento frente ao processo de tomada de decisão. Ao evidenciar estes aspectos,é fundamental a questão ética,pois orienta e conscientiza o profissional comprometendo-o para que seja tomada a conduta com honestidade e justiça nas ações cotidianas.
Algumas etapas devem ser percorridas quando se tem uma decisão a ser tomada. Podem-se citar um referencial da Enfermagem: Ciampone (1991) ,direciona o processo da tomada de decisão,são elas:
• Identificação do problema
• Coleta de dados
• Analise dos dados
• Descrição de soluções alternativas
• Escolha