Portugal
Secções de apoio ao restaurante
O restaurante é apoiado e abastecido por diversas secções que a seguir se especificam segundo as suas funções.
Cozinha
A cozinha é a secção abastecedora que mais ligação tem com o restaurante.
É a secção transformadora dos inúmeros produtos, carnes, peixes, legumes, entre outras iguarias, que na sua maioria, são consumidas no restaurante, pelo que pode classificar-se como transformadora e abastecedora.
O trabalho de ambas as secções completa-se, pois nem o restaurante pode servir as iguarias sem a cozinha as confeccionar, nem a cozinha as terá de confeccionar se não haver consumo no restaurante.
Das melhores relações existentes entre o pessoal das duas secções beneficiarão nomeadamente os clientes, a entidade patronal e os respectivos trabalhadores das mesmas.
Pastelaria
A pastelaria é a secção que mais se assemelha à anterior no respeitante aos produtos que transforma e bem assim à necessidade das boas relações e colaboração entre os trabalhadores das mesmas, das quais dependerão em parte o êxito ou fracasso dos serviços.
Cafetaria
A cafetaria, embora o seu funcionamento esteja de certo modo ligado a funcionamento do room-service, não deixa de constituir uma secção de abastecimento e respectivo apoio ao restaurante.
Nesta secção são preparadas, as várias bebidas quentes como:
Café, chá, chocolate, infusões várias e ainda farinhas, flocos de aveia, cornflakes, entre outras.
Várias preparações culinárias destinadas aos pequenos-almoços como:
Ovos, carnes, peixes, torradas, tostas e na maioria dos casos, sandes, tapas, entre outras.
O empregado de mesa deve conhecer quer em termos de quantidade quer em termos de manipulação, como se preparam as bebidas que a cafetaria serve, quer ao pequeno-almoço, ao lanche, entre outras.
Equipamento necessário
O equipamento de cafetaria é muito variável de casa para casa, em função da evolução no fabrico de