Hepatite A, B e C
A Hepatite é um grave problema da saúde pública no Brasil e no mundo, é classificada como uma inflamação no fígado causado por diferentes agentes etiológicos, álcool, algumas drogas e medicamentos, doenças autoimunes e genética, onde o hospedeiro é o homem. O grande problema da mesma é a falta de sintomas e quando aparece, geralmente são sintomas comuns como dor no corpo, tontura, enjoo, vomito e uns mais específicos, como fezes claras e urina escura, além de olho e pele amarelada. As mais comuns no Brasil são as virais conhecidas como hepatite A, B e C, e milhares de pessoas são portadoras da hepatite B e C e não sabem, correndo o risco de evoluir para doença crônica chegando a cirrose ou câncer. (Wolf, 2001)
A evolução da hepatite muda de acordo com o tipo de vírus, o vírus A por exemplo, só apresenta a parte aguda da doença e isso significa que pode ser curar totalmente, já B e C podem ser tanto aguda quanto crônica quando a doença permanece no organismo por mais de seis meses. (Minha Vida,2014)
O grande desafio para controle desta doença é a falta de informação da população, falta de hospitais e postos de saúde públicos onde deveriam ser realizados exames para diagnosticar a doença sem a necessidade de sintomas específicos, pois como citado parte da população nem sabe que é portador da doença.
Nosso trabalho tem como objetivo descrever as principais hepatite no Brasil, que são as hepatite A, B e C.
Hepatite A
É uma doença infecciosa viral, contagiosa causada pelo vírus A (HAV) Agente Etiológico pequeno vírus de RNA, membro da Família Picornaviridae. É transmitida via fecal-oral, ou seja de pessoa para pessoa ou através de alimentos e água contaminadas por fazes de pessoa que possui a doença. A falta de saneamento básico e higiene são os fatores principais para contrair a doença. Também são citados transmissão por sexo fecal-oral, e agulhas e sangue, porem são bem raras.
Esse tipo de hepatite é