portu
Faculdade de Pedagogia
Avaliação de Leitura e Produção de Textos - Respostas
QUESTÃO 01. C) D-C-B-A
QUESTÃO 02. O pai tenta corrigir a fala do filho, mas sem sucesso. Desiste de tal correção, pois entende que naquela situação comunicativa o mais importante era responder à indagação do filho, a pronúncia da palavra
“cabeu” não prejudicou o resultado final do enunciado. Talvez o filho tenha entendido que a pronúncia correta é “coube”, mesmo insistindo no “cabeu”. Isso poderá ser provado pela escrita do filho... O pai entendeu que mais importante do que a correção da palavra era responder às necessidades comunicativas
(afetivas: compreensão, atenção) do filho naquele momento, como se fosse o mais certo a fazer: “se por um lado não imponho a correção da forma, de certa maneira aprendo que nem sempre o correto é o mais certo”.
QUESTÃO 03. Os árabes já começaram a tomar consciência do perigo que representa a AIDS. Os rígidos ensinamentos morais da religião não bastaram para mantê-los livres da AIDS (mal, doença), embora a imprensa se refira à AIDS (enfermidade, ela) como “fenômeno ocidental”. Os governos já começaram a tomar medidas para evitar a disseminação da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, HIV).
QUESTÃO 04. 5) O professor sabe que um exercício só pode ser resolvido pelo aluno simplesmente porque aquele tipo de atividade lhes foi dada numa aula.
6) Se esses alunos acabassem encontrando a resposta correta, muito bem; se não, sabiam que era "minha tarefa" mostrar-lhes a forma "apropriada" para resolver o problema.
QUESTÃO 05. a) “lo” anáfora de indivíduo; “que” anáfora de material; “seu” anáfora de indivíduo.
b) Se substituirmos terceira pela sua referência, que é persuadir, o enunciado fica incoerente pela repetição desnecessária, ou seja, a informação não progride.
QUESTÃO 06. C) Os compromissos assumidos no casamento limitam os momentos dignos de fotografia.
QUESTÃO 07. A informação implícita