Portocel
Mayara do Nascimento
Terminal Especializado da Barra do Riacho S/A
PORTOCEL
ARACRUZ
2012
O Terminal Especializado de Barra do Riacho - Portocel - é o único porto do Brasil especializado no embarque de celulose.
Está preparado para receber navios continuamente, com capacidade de embarque anual de 7.500.000 toneladas de celulose.
O porto é de propriedade conjunta da Fibria (51%) e da
Cenibra (49%), duas das maiores empresas produtoras de celulose no Brasil.
A localização está situada em Barra do Riacho, município de Aracruz, litoral norte do estado do Espírito Santo, 30 milhas náuticas (70 Km) ao norte do porto de Vitória, ao qual está jurisdicionado.
As instalações principais do terminal estão localizadas dentro da área do Porto Organizado de Barra do Riacho, compreendida entre dois molhes de abrigo, distantes 4,3 km da fábrica da Fibria S.A.
Portocel possui um Sistema Operacional que permite gerenciar todos os processos relacionados à atividade portuária. As diversas fases da operação são atendidas por controladores remotos ou estações locais, recebendo instruções e confirmando a execução dos serviços.
Esse sistema controla a programação e atracação de navios, as movimentações internas de carga, as operações de carga a descarga de navios, os registros da estiva, além de inspeções e vistorias.
O sistema está ligado ao Siscomex - Sistema Integrado de Comércio Exterior -, que integra as atividades afins da Secretaria de Comércio Exterior, da Secretaria da Receita Federal e do Banco Central do Brasil, por meio da Internet.
Os registros operacionais são efetuados por coleta eletrônica, com microcoletores de dados, e transmitidos em tempo real para o banco de dados.
Sobre os eqipamentos do portocel o terminal não possui equipamento para transbordo das cargas. Essa operação é feita com o emprego dos equipamentos de bordo dos navios.
O manuseio dos fardos de celulose pelo terminal é feito por empilhadeiras providas de clamps, tanto no