Portos do es
O Espírito Santo sedia o maior compltdoexo portuário da América Latina e é apontado como um dos mais eficientes do País. O complexo agrupa seis portos e terminais por onde circulam, aproximadamente, 25% das mercadorias que entram e saem do Brasil e 12% da receita cambial nacional. O crescimento das exportações via Espírito Santo supera o do País.
Os portos são especializados em carga e descarga de granéis, grãos, celulose, automóveis, aço, enfim, uma infinidade de produtos. Para tanto, o Estado dispõe de uma excelente área retroportuária composta de três Estações Aduaneiras Interiores (Eadis), um terminal industrial multimodal e, em fase de implantação, uma Zona de Processamento de Exportações (ZPE) e um novo porto em Barra do Riacho, Aracruz.
Com toda essa movimentação, os portos capixabas conseguem, em média, um custo inferior em relação aos demais portos brasileiros. Ressaltando-se, ainda, nesse caso, a facilidade de acesso aos portos graças à infra-estrutura rodoferroviária.
PORTO DE VITORIA
O Porto de Vitória é o principal terminal de transporte marítimo da capital do estado do espirito santo.
Localização e características: Situado no Centro de Vitória, o Porto atinge uma profundidade de 12,50 metros. É composto de 13 berços de atracação voltados para a movimentação de cargas diversas.
PORTO DE TUBARÃO
O Porto de Tubarão possui 3 ( três ) berços de atracação de navios, sendo 1 ( um ) no pier n.º 2 e 2 ( dois ) no pier n.º 1 destinados principalmente ao embarque de minério de ferro e pelotas comercializados pela Companhia vale do Rio Doce. Outros produtos, como ferro-gusa, escória de alto forno, também são embarcados.
Localização e características: Localizado no Estado do Espírito Santo, na cidade de Vitória, lado norte da baía do Espírito Santo, ponta do Tubarão na posição de coordenadas geográficas: Latitude : 20º 17’ 35’’ Sul Longitude :040º 14’ 51’’ Oeste.
PORTO DE PRAIA MOLE
Administração: É