Trabalho De Logistica Internacional
1. Complexo Portuário do Espírito Santo
Localizado no sudeste brasileiro, o Complexo Portuário do Espírito Santo está situado na área de maior concentração do PIB (Produto Interno Bruto) do país.
Encontra-se próximo a grandes centros urbanos, industriais e consumidores e é composto por um sistema de transportes intermodal atrativo e competitivo, com 10.300 Km de ferrovias e 25.000 Km de rodovias.
É formado pelos portos de Vitória, Regência, Barra do Riacho, Praia Mole, Tubarão e Ubu, ocupando mais de 2,2 milhões de Km2 e concentrando 60 milhões de habitantes. 80% da movimentação de carga no Complexo ocorre hoje no município de Vila Velha, onde encontram-se os cais de Capuaba, Paul e São Torquato, administrados pela CODESA.
Os cais de Vila Velha possui infra-estrutura para atracação, movimentação e transporte (ferroviário e rodoviário), além de apresentarem equipamentos para movimentação de carga geral, conteineres, grão e farelos, pátios e silos alfandegários.
Em todo o Complexo Portuário do Espírito Santo, estão instaladas mais de 60 agências marítimas e 40 operadores portuários. São mais de 10 terminais de carga e um expressivo número de profissionais das áreas de apoio ao comércio exterior, transporte e armazenagem, atendendo a mais de 2.000 navios por ano.
2. Infra-estrutura da Logística Portuária no Espírito Santo
As operações se concentram no Centro de Vitória, visto por quem passa na Avenida Beira Mar. Atualmente, o porto vem passando por mudanças significativas, a expansão do cais comercial. Também estão sendo reformados e ampliados berços, onde atracam os navios. Literalmente tem uma pedra no meio do caminho da exportação capixaba.
No local serão realizadas as obras de implosão de rochas e a retirada de entulho do fundo do mar, que são obstáculos que dificultam a navegação de grandes embarcações. As obras devem começar em setembro e vão durar um ano e dois meses. O canal passará de quase 11 metros para 14,5