Porto Rico
A música e os instrumentos nativos tiveram origem na dança espiritual pré-colombiana Taino, com instrumentos e danças tribais. A música formal, os cânticos religiosos da Espanha, a música e a dança nativa Africana foram incorporadas mais tarde à música e à dança porto-riquenha, criando seu próprio sabor nativo.
Geografia
A música e a dança são nativas de Porto Rico, embora as influências sejam semelhantes às de Cuba e da República Dominicana.
Tipos
Na música e na dança, existem clássica, popular (incluindo danza, bolero, aguinaldo tocando durante o natal, e jibaro, que é a música rural), a bomba y plena afro-porto riquenha, o tuna e o seis de natal espanhol, salsa, pop latino-americano, cha-cha e o merengue e reggaeton porto-riquenho.
Características
Instrumentos inspirados pelo Taino, como güicharo ou güiro, são feitos a partir de cabaças secas ocas. Há quatro adaptações da guitarra espanhola de seis cordas clássica: requinto, bordonua, cuatro e triplo. Os instrumentos de percussão de inspiração africana foram fabricados à mão, como pandereta (tambores), maracas, palitos e uma variedade de instrumentos como timbales, bongos, bombardino e conga.
Identificação
Algumas das danças e músicas são também acompanhadas por fantasias, como na bomba y plena, em que as roupas são influenciadas pelos trajes crioulos africanos e porto-riquenhos. O traje tuna do Natal espanhol é adornado por capas e fitas coloridas.
A MÚSICA DE PORTO RICO
Porto Rico, a ilha do encanto, também conhecida por Borinquen”, antiga colônia espanhola, em 1808, após a guerra entre Espanha e Estados Unidos, passou a ser de soberania norte-americana. Em 1952, tornou-se “Estado Livre Associado,” porém nunca foi independente. Sua cultura musical vem de longa data. Do século XVII ao XIX, milhares de africanos chegaram à ilha de Porto Rico com o objetivo de trabalhar nas plantações dos engenhos de açúcar.
A bomba e a plena de Porto Rico
Durante esse período, foi se formando uma expressão