porto de xangai
Localizado na cidade chinesa de Xangai, o porto de Xangai é o porto mais ativo do mundo quando o assunto é toneladas transportadas. Suas fronteiras geográficas compreendem o Mar do Leste da China ao Leste e a baía de Hangzhou ao Sul, no Delta do Rio Yangtsé, o terceiro maior do mundo e o maior na Ásia. Foi exatamente esta localização privilegiada que o fez bater os maiores portos do mundo, ultrapassando até o famoso porto de Rotterdam. Dele, é possível acessar as principais rodovias que levam aos principais estados do país. Tendo um total de cinco áreas de trabalho, sendo eles o Estuário do Yang-Tze, Foz do rio Huangpu (em Wusongkou), Waigaoqiao (em Pudong), Porto de Yangshan (Mar do Leste da China e baía de Hangzhou) e Costa de Pudong (Mar do Leste da China). O Porto de Xangai é uma fonte de grande atividade econômica na área do rio Yangtze, que ajudou ainda mais a situação econômica de regiões como Zhejiang, Jiangsu e Henan. Pelo porto de Xangai entra a maioria dos produtos importados pela China e, naturalmente, saem toneladas de material que a China exporta a todos os países do mundo. São todas estas características em conjunto que mantém a liderança do porto na rede de vias navegáveis em forma de T e sua abrangência no comércio exterior. Sendo o porto administrado pelo operador portuário Shanghai International Port, empresa pública, da qual 44% dos lucros são repassados à prefeitura municipal de Xangai.
Histórico
Durante a dinastia Ming, a hoje cidade de Xangai era parte da província de Jiangsu, e, até então, era apenas uma pequena cidade. Porém, por conta de sua localização, na foz do rio Yang-Tze, cresceu no ritmo do comércio, principalmente na dinastia Qing. Com o passar do tempo, foi absorvendo o comércio que antes era feito pelos portos de Ningbo e Guangzhou para tornar-se o maior em território chinês.
Em 1842, foi aberto para o comércio internacional, contribuindo para o desenvolvimento de Shanghai no cenário mundial. No começo do