Porto de Santos - Introduçao
O Porto de Santos, localizado no município de Santos, no estado de São Paulo, é o principal porto brasileiro. A área de influência econômica do porto concentra mais de 50% do produto interno bruto (PIB) do país e abrangem principalmente os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Aproximadamente 90% da base industrial paulista está localizada a menos de 200 quilômetros do porto santista.
O Complexo Portuário de Santos responde por mais de um quarto da movimentação da balança comercial brasileira e inclui na pauta de suas principais cargas produtos como o açúcar, soja, cargas conteinerizadas, café, milho, trigo, sal, polpa cítrica, suco de laranja, papel, automóveis, álcool e outros granéis líquidos. Em 2007, o Porto de Santos foi considerado o 39ª maior do mundo por movimentação de contêineres pela publicação britânica Container Management, sendo o mais movimentado da América Latina. O sistema de acessos terrestres ao porto é formado pelas rodovias Anchieta e Imigrantes e pelas ferrovias Ferroban e MRS.
Complexo soja faz com que Porto de Santos registre maior movimento da história
Foto: Reprodução - Ilustração
O complexo de soja (grão, farelo e óleo) - principal gerador de divisas cambiais do Brasil , registrou a maior movimentação no acumulado do ano (4,07 milhões de toneladas) e fez com que a movimentação no Porto de Santos no primeiro trimestre do ano fosse a maior da história, segundo dados divulgados pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) na sexta-feira (10/05).
Complexo de Soja
De acordo com dados do Ministério da Agricultura, o complexo soja registra anualmente negociações que ultrapassam os US$ 20 bilhões. Em 2019, a produção nacional deve representar 40% do comércio mundial do grão e 73% do óleo de soja.
A soja é a cultura agrícola brasileira que mais cresceu nas últimas três décadas e corresponde a 49% da área plantada em grãos do país. Cultivada