Porto de Salvador
Prévia de modelo de segmento para construção do artigo científico sobre o Porto de Salvador para a disciplina Oficina de Textos 2014.1. Prof.º Francisco Zorzo.
SALVADOR
JUNHO DE 2014
1
1 – Tema As condições estruturais do Porto de Salvador e seu impacto no sistema produtivo baiano.
2 – Problema A situação portuária de Salvador é um reflexo da falta de investimento no setor ao longo de quase 40 anos. Assim como as outras duas unidades que compõem o Complexo Portuário da Bahia de Todos os Santos (Aratu e Ilhéus); o Porto de Salvador exibe uma lista numerosa de gargalos, que contribuem significativamente para a fuga de cargas para outros portos brasileiros. A falta de infraestrutura é apontada pelas empresas exportadoras e importadoras, instaladas na região, como principal motivador dos altos valores pagos na movimentação de mercadorias. O crescente aumento do custo operacional, sobretudo na área de logística, promove a perda de competitividade, que acarreta em prejuízos não só aos usuários do sistema, mas sim a toda cadeia produtiva baiana. Entretanto, deve-se levar em consideração que o problema do transporte de mercadorias através do modal portuário, constitui-se apenas como parte de um sistema de infraestrutura muito maior, que engloba inclusive toda a malha viária que dá acesso ao mesmo. Desta maneira, em qual medida as atuais condições do Porto de Salvador afetam o desenvolvimento econômico do sistema produtivo baiano?
3 – Objetivos
3.1 – Geral Analisar os elementos estruturais da atual conjuntura do Porto de Salvador e o impacto destes na perda de competitividade em relação a outros portos da região; acarretando assim em prejuízos para a cadeia produtiva do estado.
3.2 – Específicos
Identificar os elementos que promoveram a obsolescência do sistema portuário de salvador ao longo dos anos;
Analisar comparativamente, o desenvolvimento