antena marconi
É um condutor vertical de pouca espessura, perpendicular ao chão. A antena de um quarto de onda é também uma antena fácil de conectar ao equipamento, de polarização vertical, simples e com boas características. Se chama Marconi pois é similar a um dos quais utilizado pelo famoso inventor em seus começos.
Cujo comprimento é de aproximadamente um quarto onda, separados alguns centímetros do solo sobre o qual um terminal de linha de transmissão está ligado; o outro (geralmente a malha do cabo coaxial) está ligado à terra por um lança fincada no chão. Sua característica distintiva é usado na terra como um condutor para "fechar o circuito". Marconi recorreu a este registro com um conceito semelhante ao utilizado até hoje na distribuição de energia elétrica e por um longo tempo no fio de telégrafo, usaando a terra como um condutor e assim poupando um cabo. A altura desta antena é da ordem de λ/4 (um quarto de onda), e a impedância teórica desta antena é de 36 Ω, isto é, cerca de metade do 73 Ω teóricos do dipolo ideal, o seu ganho é isotrópica de 4,76 dBi.
Na prática, a presença de objetos condutores vizinhos e a qualidade da terra real como um refletor de ondas electromagnéticas que terá a impedância diferente da impedância ideal. O cabo coaxial é ligado direto para o condutor vertical. Enquanto sua malha se conecta, para um sistema de aterramento em paralelo, assegurando que a resistência de ligação à terra é tão baixa quanto possível, ou aterrados ou deixados sobre a superfície do terreno no sistema radial 1/4 comprimento de onda (mínimo recomendado de três), tudo para reduzir as perdas na transmissão.