portifólio
A palavra moral é derivada do latim mos, mores, que significa relativo a costume e hábitos de conduta ou de comportamento de uma sociedade em determinada condição histórica, não sendo, portanto, universal. A palavra ética é mais abrangente, derivada do Grego Ethos (costume). Segundo Garcia; Fiorillo e Veloso (2008), significam exatamente a mesma coisa do ponto de vista da etimologia (estudo das palavras).
Mesmo sendo usados muitas vezes como sinônimos a moral e a ética são diferentes, a moral se concretiza na vida prática e no cotidiano do individuo, já a ética se estabelece no campo teórico e reflexivo. Essa é a primeira e grande diferença entre moral e ética, a moral se estabelece no convívio social desde os tempos primitivos.
“Quando duas pessoas se encontram há, na verdade, seis pessoas presentes: cada pessoa como se vê a si mesma, cada pessoa como a outra a vê e cada pessoa como realmente é.”
William James
Moral a serviço da ética
Todas as morais têm de estar a serviço da ética.
Por sua natureza, a moral se concretiza como um sistema fechado. A ética assume a moral.
A Ética respeita o enraizamento necessário de cada ser humano na realização de sua vida. Está atenta às mudanças históricas, às mentalidades e às sensibilidades cambiáveis, aos novos desafios derivados das transformações sociais.
Ela impõe exigências a fim de tornar a moradia humana mais honesta e saudável.
Sem essa abertura às mudanças, a moral se fossiliza e se transforma em moralismo.
Características de um trabalho em equipe:
Diálogo
Colaboração
Confiança
Criatividade
Competência
Compreensão
Visão de totalidade
Respeito
Ética
União
Humildade
Pensamento Conservador
Para o pensamento conservador, o fundamento da liberdade é a síntese entre autoridade e ordem, enquanto o dever significa a preservação da liberdade.
A moral representa o conjunto dos valores legitimados pela tradição e pelos costumes como corretos, justos e bons.
Quando o