portifólio
O trabalho foi desenvolvido a partir da introdução, desenvolvimento, material didático – brinquedoteca, apresentação dos dados da pesquisa realizada com professores e considerações finais. O tema abordado foi “Pesquisa e Prática Profissional – Material Didático”, no qual é uma ferramenta de apoio para o processo de ensino-aprendizagem. Os materiais se bem escolhidos e usados, são grandes instrumentos de apoio no processo de ensino-aprendizagem. Auxiliam em execução de aulas mais dinâmicas, é um recurso aonde os alunos se aprimoram com a prática.
A pesquisa tem um papel fundamental na educação, é uma fonte de auxilio ao ensino, é o que o docente busca conhecer mais a fundo para depois ensinar. O ato da pesquisa deve ser inerente ao profissional da educação, seu perfil deve ser de um pesquisador e autor de metodologia para sua área de atuação. Neste contexto torna-se fundamental a prática da “tão desejada” indissociabilidade do ensino, pesquisa e educação.
Portanto, ensino e educação são conceitos diferentes, mas devem estar presentes e são de suma importância na formação e prática docente, adquirindo novos conhecimentos para transformar ou oferecer melhorias à realidade pesquisada.
2 – DESENVOLVIMENTO
2.1 – MATERIAIS DIDÁTICOS: TEORIA E PRÁTICA 2.1.2 – EDUCAÇÃO, ENSINO E PESQUISA
Para apresentarmos os conceitos de educação, percebemos que a mesma engloba o nível de cortesia, delicadeza e civilidade demonstrada por um indivíduo, e a sua capacidade de socialização. Educação é algo que a criança recebe inicialmente pela família, os valores, responsável pela formação do caráter e personalidade da criança. No seu sentido mais amplo, significa o meio em que os hábitos, costumes e valores, de uma comunidade são transferidos de uma geração a outra. O ensino é a ação e o efeito de ensinar (instruir, doutrinar e amestrar com regras ou preceitos). Trata-se do sistema e do método de instruir,