Portifólio
Psicologia do desenvolvimento. Pólo: Passos M G
Pedagogia 3º Período.
Lucélia Aparecida Ribeiro Guimarães.
Contribuições da Psicologia do desenvolvimento para a Prática Pedagógica.
È de fundamental importância os assuntos tratados nessa disciplina de psicologia do desenvolvimento para a formação do professor. Pois foram abordados vários aspectos que envolvem o desenvolvimento humano através de vários teóricos como Piaget, Vygotsky e outros. Vimos que a Verdadeira Aprendizagem requer uma interação, uma comunicação estabelecida em duas vias, ou seja, interação constante entre o sujeito e o objeto, de modo que ora o sujeito cria o objeto para impor seus esquemas internos, ora se modifica para incorporar o que lhe é apresentado de fora.
As contribuições de Piaget para a teoria da aprendizagem ajudaram a formar muitos programas educacionais em nossas escolas, Piaget descreve quatro períodos, ou estágios, teóricos do desenvolvimento de uma criança: sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal. Esses períodos já criaram uma grande quantidade de pesquisas, a maioria das quais apoiou as conclusões de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo de crianças.
Piaget acredita que cada estágio do desenvolvimento ocorre como resultado da interação entre a maturação e o ambiente. Ele também acredita que a inteligência ou o comportamento inteligente é a habilidade de se adaptar. Mesmo o comportamento não verbal.
Por muito tempo a psicologia tradicional considerou o funcionamento cognitivo de forma isolada do aspecto afetivo. O postulado teórico de que o desenvolvimento cognitivo pressupõe uma base afetivo-volitiva está presente nas teorias de Vygotsky, Henri Wallon e Jean Piaget. Vygotsky
Vygotsky (1991) estudou a psicologia, sócio-histórica, considerando o sujeito social. Ele acreditava que: Um aspecto essencial do aprendizado é o fato de ele criar a zona de desenvolvimento proximal, ou seja, o aprendizado desperta vários processos