Portifólio Individual ADM
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
Marcos Paulo Pereira Portela
ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA.
Feira de Santana-Bahia
2014.
Marcos Paulo Pereira Portela
ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA.
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, do Curso (Bacharelado em Administração) como avaliação parcial da disciplina Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial; Ética, Política e Sociedade referente ao 2° Semestre.
Tutor Eletrônico: Everton Ferreira Luiz
Tutora de Sala: Rosana Luiz da Costa
Feira de Santana-Bahia
2014.
ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho alimenta o desejo de compor um texto disertativo a cerca do tema estrutura de mercado do setor supermercadista, todavia antes de abordar o assunto propriamente dito, é preciso estabelecer alguns conceitos básicos para ser prestado o máximo de informações subsidiadoras a fundamentação teórica.
Inicialmente conceitua-se mercado como sendo o local possuidor de oferta e demanda, para constituir transações comerciais, consentindo que se articule um mecanismo de oferta e procura para determinados bens e serviços.
Conforme mostra Martin
São avaliados como fatores para estruturação de mercado a participação do governo, diferenciação de produtos, distribuição e número de vendedores e compradores, existência de barreiras à entrada de novos concorrentes, integração vertical, elasticidades de demanda e economias de escala de produção. (1993)
Cabe aqui lembrar que Economia é a ciência social aplicada que estuda como o indivíduo e a sociedade alocam os recursos escassos para melhor atender as necessidades humanas dividida em: Economia Descritiva, Teoria Econômica e Economia Aplicada. Embora possua 3 divisões o texto