Portifolio
SERVIÇO SOCIAL
GREICE KELLY DE SOUZA SOARES CARVALHO
POLITICA SOCIAL NO BRASIL
O processo histórico e metodologico de intervenção profissional
JACARA-BA
2013
GREICE KELLY DE SOUZA SOARES CARVALHO
POLITICA SOCIAL NO BRASIL
O processo histórico e metodologico de intervenção profissional
Trabalho apresentado ao curso de serviço social da UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, para fins de avaliação interdisciplina. TUTORA: MONICA SOUZA SOBRAL
JACARA-BA
2013
1. INTRODUÇÃO
O Serviço Social têm contribuído para avanços significativos em diferentes campos da ação profissional, no âmbito das políticas públicas, no enfrentamento das expressões da questão social em diferentes momentos históricos, na construção da proposta curricular e definição dos seus fundamentos teóricos e metodológicos, na consolidação do projeto ético-político profissional, entre outros aspectos. Os anos 80 marcam uma etapa de amadurecimento da produção teórica profissional, sendo a Universidade a grande protagonista deste processo. Já os anos 90 representam avanços quanto à consolidação do projeto ético-político da categoria, o que repercutiu nas proposições destinadas à formação profissional e no direcionamento social da mesma; aspectos essenciais para o desenvolvimento crítico, consolidação e reconstrução da própria natureza da atividade.
A partir então, institui-se, de modo mais sistemático, o debate acadêmico do Serviço Social, marcando um processo de ruptura com o conservadorismo presente na constituição da profissão. Durante esta década, o processo de rompimento com o conservadorismo gerou no interior da profissão uma cultura que reconhece a pluralidade teórico-metodológica, no entanto, fortalece a orientação marxista como direção hegemônica para o projeto ético-político profissional.
Diante de tantas preocupações contribuíram para que o Serviço Social enfrentasse, e continue