portifolio
O tema deste trabalho faz uma analogia entre a curta metragem a BMW VERMELHA e a situação de centenas de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social no nosso país. Este estudo traz varias reflexões sobre a desigualdade social, a comodidade, a falta de informação e as possíveis intervenções sociais.
O filme retrata a historia de uma família que mora em uma favela de são Paulo em condições precárias: o personagem principal esta desempregado, mora em um barraco com a esposa e mais 5 filhos; Longe de seus planos e sonhos, a família ganha por meio de um sorteio, um carro importado, porem, nenhum membro da mesma sabe dirigir, não tem condições de mantê-lo e nem vende-lo. Na verdade não passa de um presente de grego, que consiste no recebimento de algo ou dadiva, que traz prejuízo ou não acontece como deveria ocorrer.
A principal característica do filme é a desestruturação, falta de planejamento familiar e o comodismo acentuado que este grupo vive; A pobreza apresentada no vídeo, é uma das questões sociais, e que apresenta um desafio para a sociedade atual, sendo esta o produto de um sistema capitalista desenfreado, centralizador e explorador, que gera uma ma distribuição da sua renda, e tantas outras expressões da questão social, e como afirma (Henrique 2000) “O Brasil não é um país pobre, mais um país com muitos pobres.”
DESENVOLVIMENTO
Referencias 1 http://www.brasilescola.com/sociologia/classes-sociais.htm A sociedade brasileira deve perceber que sem um efetivo Estado democrático, não há como combater ou mesmo reduzir significativamente a desigualdade social no Brasil.
Orson Camargo
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP
Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
2 http://veja.abril.com.br Edição 1857 . 9 de junho de 2004 A multiplicação da pobreza Monica