portifolio
Um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia, Jean Piaget nasceu na cidade de Neuchâtel (Suíça) em 09/08/1896 e morreu em 17/09/1980. Especializou-se em psicologia evolutiva e também no estudo de epistemologia genética. Seus estudos sobre pedagogia revolucionaram a educação, pois derrubou várias visões e teorias tradicionais relacionadas à aprendizagem.
Foi morar na cidade de Zurique em 1918, onde trabalhou num laboratório de psicologia e estagiou numa clínica de psiquiatra. Estudou psicopatologia na Universidade de Sorbonne na França.
Pesquisas:
Piaget fez pesquisas sobre as características do pensamento infantil com crianças francesas e também com deficientes mentais. Essas experiências influenciaram-no em seu trabalho. Ele passou a combinar a psicologia experimental- onde é um estudo com método informais de psicologia.
No ano de 1921 escreveu suas primeiras teorias pedagógicas. Foi diretor do Instituto Jean-Jacques Rousseau na Suíça e lecionou psicologia infantil na Universidade de Genebra.
Idéias:
As idéias de Piaget estão presentes em diversos colégios do mundo todo. Suas teorias buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que busca formar cidadãos criativos e críticos. De acordo com suas teorias, o professor não deve apenas ensina, mas sim e antes de tudo, orientar os educandos no caminho da aprendizagem autônoma.
1-A inteligência para Piaget é o mecanismo da adaptação do organismo a uma nova situação. Esta adaptação refere-se ao mundo externo, como toda adaptação biológica; que evolui “desde o nível mais primitivo da existência, caracterizado por trocas bioquímicas até o nível das trocas simbólicas”.
2- Para Piaget o comportamento dos seres vivos não é inato, nem resultado de condicionamentos. As teorias piagetianas abrem campo de estudo não somente para a psicologia do desenvolvimento, mas também para a sociologia e para antropologia, além de permitir que os pedagogos tracem uma