portifolio
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Toda empresa necessita realizar uma avaliação de desempenho para ser capaz de comparar o seu desempenho com o dos concorrentes ou empresas de outros segmentos, verificar se sua estratégia organizacional a curto e longo prazo está sendo cumprida e analisar seu próprio desempenho atual em relação ao passado e projetar resultados futuros.
Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo mostrar a viabilidade ou não de um modelo de avaliação de desempenho global aplicado a uma pequena empresa do setor contábil, baseado nos modelos teóricos apresentados com a realidade da empresa.
2 DESENVOLVIMENTO
Atualmente, existe uma forte preocupação por parte das empresas, quanto à avaliação de seu desempenho tanto para uma eficiente tomada de decisão gerencial quanto para explicitar sua performance perante aos seus acionistas e stakeholders. Essa última palavra, é definida por Berenbeim apud Zylberstajn (2002) como os não-acionistas, envolvidos direta ou indiretamente com a operação da organização (empregados, clientes, fornecedores e comunidade local).
A mensuração de desempenho aparece entre os principais instrumentos modernos de gestão das empresas, e a empresa que não o fizer não conhecerá a eficiência e eficácia da sua estratégia adotada.
O quê, como e por que medir são questões bastante presente na realidade organizacional de empresas de todos os portes e setores. Neste contexto, tal preocupação com a avaliação de resultados não envolve apenas as metas de curto prazo, mas também as de longo prazo, que vêm a garantir a sustentabilidade da estratégia organizacional previamente traçada por determinada organização.
Ainda, nesses últimos anos houve o fortalecimento da figura da responsabilidade social, com maior comprometimento com a ética e desenvolvimento social. A empresa possui o papel de gerador de