Portifolio
1 – Conhecimento das matizes de gestão e expectativas
Quando a organização opta pelo Planejamento estratégico de Recursos Humanos, o faz no contexto de expectativas especificas.
À consultoria caberá:
- conhecer as expectativas empresariais da cúpula
- conhecer as pretensões, riscos, demandas e nuances da cultura empresarial relativamente ao projeto, bem como os alvos, suas etapas e o planejamento geral
- inteirar-se sobre o cronograma
- conhecer os gestores, facilitadores e mentores do projeto, estabelecendo com eles um intenso networking
- fazer projeções de investimentos necessários
- sugerir e apresentar proposições de projetos
A seguir, será iniciado o processo de levantamento e conhecimento das ferramentas de gestão de Recursos Humanos ora implantadas, de tal forma que se possa adquirir uma consciência critica a respeito dos mecanismos e seu funcionamento. Esta etapa geralmente é delineada pela verificação de escopo das tais ferramentas (sua validade efetiva), bem como pela montagem de focus groups com os funcionários, de tal forma a compreender, de maneira imparcial, quais são os reflexos no dia-a-dia dos colaboradores.
O cruzamento dos focos de informação (alta cúpula) e funcionários, permitirá um posicionamento correto em relação ao projeto por parte da consultoria, que poderá então apresentar as ferramentas mais adequadas ao planejamento estratégico de modo a conciliar as pretensões da organização com as expectativas mais importantes dos colaboradores.
Apresentado na forma de relatório, as conclusões deverão ser aprovadas (após os ajustes necessários) pela diretoria da organização, possibilitando então os trabalhos de caráter operacional da consultoria.
2 – Implementação gradual das ferramentas de Planejamento Estratégico de Recursos Humanos
Independentemente das ferramentas a serem implementadas, é fundamental que haja um adequado planejamento dos trabalhos, baseado nos seguintes