Portifolio
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
ELISÂNGELA ALMEIDA LIMA
Produção Textual Interdisciplinar – INDIVIDUAL
Desenvolvimento de Marcas Próprias no Brasil
Tauá - Ceará
2012
ELISÂNGELA ALMEIDA LIMA
Produção Textual Interdisciplinar – INDIVIDUAL
Desenvolvimento de Marcas Próprias no Brasil
Trabalho apresentado ao Curso (Bacharelado em Administração) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas, Gestão de Pessoas, Operações e Logística, Administração da Produção, Estratégia de Marketing.
Prof. Elisete Zampronio, Gisleine Fregoneze, Luiz Antônio Gabriel, Henry Nonaka.
Tauá - Ceará
2012
INTRODUÇÃO.
O crescimento de marcas próprias no varejo já é uma realidade crescente no Brasil, vem sendo um mercado competitivo. Os processos para desenvolver e gerenciar suas marcas próprias e entender o comportamento do consumidor está cada vez mais em foco. O Varejista investe para que sua marca conquiste e fidelize cada vez mais consumidores finais, revendedores ou transformadores, em seus estabelecimentos. As principais vantagens para uma tendência apresentada pelas empresas que vendem suas próprias marcas é investir fortemente em controle de qualidade, preço e satisfação do cliente com o produto. E com isso, as suas marcas lhes ajudam a se beneficiar do controle dessas variáveis e a conquistar o mercado, o consumidor e a enfrentar a concorrência cada vez mais acirrada no segmento.
Uma das formas de sustentar esta posição defendida pelos supermercados é lançar produtos diferenciados, o Grupo Pão de Açúcar têm feito iniciativas neste sentido, introduziu no mercado o primeiro sabão em pó em embalagem de alumínio e o primeiro panetone de goiabada do país, mostrando que mercado tem vaga para estratégias bem elaboradas. O preço de venda mais baixo não significa lucros menores. O Grupo Pão de Açúcar revela que os produtos de marcas próprias dão uma margem de lucro maior que os produtos das marcas líderes. Além