Portifolio
1. Os critérios estabelecidos para a classificação de resíduos industriais;
R: Existem três classes de resíduos, entre elas estão a classe I que são os resíduos perigosos, a classe II que são menos problemáticos e a classe III que só podem receber resíduos inertes. Esses resíduos são classificados como:
Composição química: - Organicos, que geralmente se decompõem facilmente na natureza e servem como adubos para as plantas. - Os Inorgânicos, que são compostos por produtos de origem industrial, vidos, borrachas, etc. - Os de poder calórico, são os resíduos que dispõem de um potencial de um material desprender determinada quantidade de calor. - PH, são os neutros, básicos e ácidos. - Carbono/Nitrogênio , os que indicam o grau de decomposição de matéria orgânica do lixo. - Teores de cinza, são os de total resíduos mineral, resíduo mineral solúvel e gorduras.
Características físicas - Sec, como papeis, plásticos, tecidos, madeiras etc. - molhado, como resto de comidas, cascas, alimentos estragados etc. - Composição gravimétrica , são os que determinam o potencial de cada componente em relação ao peso do lixo. - Teor de umidade, os de importante processo de tratamento do lixo variável para estação do ano. - Compressividade, os que indicam a vedação que os resíduos podem sofrer.
A origem - Domiciliar, é o lixo gerado no dia a dia das residências, como por exemplo os restos de comidas, jornais etc. - Comercial, são os gerados por estabelecimentos comerciais. - Serviços públicos, os gerados pelo serviço de limpeza urbano. - Hospitalar, São perigosos e são gerados por hospitais, farmácias que geram seringas velhas etc. - Industrial, originados pelas industrias. - Radioativo, residuos gerados por atividades nucleares. - Agrícola, originados das atividades agropecuárias. - Entulhos, são os resíduos originados de construções civis.
2. Pesquise sobre a experiência francesa e/ou européia na gestão de resíduos,