Passo3
Conceito de Comunicação
A comunicação pode ser definida como um comportamento intencionalmente produzido, que visa a compartilhar uma determinada finalidade, explícita ou não. Tal comportamento é expresso na forma de mensagens (verbais ou não verbais), transmitidas entre um emissor e um receptor, levando o receptor a modificar o seu padrão de comportamento em resposta.
No entanto, só há um processo de comunicação quando, de alguma forma, o conteúdo da mensagem é interpretado pelo receptor, ou seja, quando é observada uma resposta ao efeito da mensagem. Esta deve ser, pois, uma preocupação imprescindível do executivo que estiver envolvido em um processo de negociação.
Nesse sentido, enviar uma carta ou deixar uma mensagem em uma secretária eletrônica não é comunicar, mas transmitir informação. Assim, só haverá comunicação se, de alguma forma, o receptor indicar ao emissor que recebeu a informação que lhe foi enviada, e isso só ocorre pelo envio de informação em retorno (feedback).
Objetivo da Comunicação:
Conseguir que a mensagem represente para o receptor um significado tão próximo e eficaz quanto possível do que foi a intenção do emissor.
A comunicação e sua importância no ambiente empresarial
As relações empresariais envolvem inúmeros aspectos da comunicação, havendo impacto direto da qualidade desta nos resultados das organizações.
Barnard (1938) já ressaltava as funções do executivo: tomar decisões, motivar a força de trabalho e facilitar a comunicação no ambiente da organização.
Comunicação Ascendente – é aquela que ocorre de cima para baixo em uma organização (regras, políticas, objetivos organizacionais).
Comunicação descendente – é aquela que ocorre de baixo para cima em uma organização (necessidades, interesses, resultados, ideias).
O Processo de comunicação e seus componentes:
Emissor= instrumento para codificar a mensagem
Barreiras e Ruídos= interferências na comunicação
Canal de comunicação=