Etapa 2 Passo3
Traços de personalidade
O Modelo Big Five
° Extroversão: nível de conforto de uma pessoa com seus relacionamentos;
°Amabilidade: propensão de um indivíduo em acatar as idéias dos outros;
°Consciência: medida de confiabilidade. Uma pessoa altamente consciente é responsável, organizada, confiável e persistente;
°Estabilidade emocional: capacidade de uma pessoa para enfrentar o estresse;
°Abertura para experiências: se refere aos interesses de uma pessoa e seu fascínio por novidade
Para desenvolvimento da análise acima, foi necessário compreender primeiramente, o que vem a ser o comportamento organizacional e quais são as variáveis que podem afetar o comportamento de cada indivíduo dentro da empresa.
Cada pessoa possui três diferentes tipos de comportamento, sendo eles: o comportamento individual que é aquele que é tomado pelas atitudes sem influências, baseado no que a pessoa é, quando se encontra sozinha, cabendo a ela tomar suas decisões apenas baseando-se em sua própria visão das coisas; o comportamento em grupo que é aquele tomado quando a pessoa encontra-se entre pessoas que á influenciam em suas decisões e percepções do externo. Essas atitudes normalmente são baseadas a visão geral do grupo, onde a pessoa acaba abrindo mão de algumas opiniões particulares para atender às expectativas do grupo; e o comportamento dentro da organização que é onde observamos a mistura das opiniões pessoais, a opinião do grupo de pessoas com a qual se trabalha, mas, principalmente, moldadas pelo sistema da empresa.
Além de entender o comportamento organizacional, são necessários alguns critérios para podermos avaliar o que motiva cada tipo de atitude nas pessoas, em suas três situações diferentes. Para isto, utilizamos a teoria do Big Five.
Esta teoria tem como base, o estudo detalhado de cada traço da personalidade de uma pessoa, partindo do princípio que para a formação de uma personalidade, é necessária a junção de inúmeros traços. Inicialmente foram