portifolio
Autores que se destacaram nos primeiros anos do século XX proveram uma espécie de mapeamento do Brasil a partir de tipos regionais como o caipira e os quebradores de pedra Autores como: Euclides Cunha Lima Barreto e Monteiro lobato.
*A literatura brasileira do inicio do século XX na história
Teve contexto social marcado pela afirmação da chamada republica velha (1894-1930) e pelo clima de otimismo que se caracterizou como Belle époque na capital. Mudança na paisagem causada pela urbanização, pela imigração e a cafeicultura. Diante da incapacidade da republica recém proclamada de atender necessidades de diferentes regiões do país demandavam, surgiram levantes populares como a Revolta Armada, a Guerra de Canudos, a Revolta da Vacina e a Revolta da Chibata.
*Aspectos da literatura brasileira no inicio do século XX
A principal referencia literária do publico no inicio do século XX era a poesia Parnasiana. No entanto, alguns escritores se destacaram por romper essa expectativa do publico. O critico literário Tristão Athayde ao estudar a produção literária das duas primeiras décadas do século XX, criou a expressão pré-modernismo. É possível dividir as tendências literárias pré modernista em três grupos, o primeiro obras de contistas que se voltaram para a investigação do nacional, o segundo grupo é formado por obras que problematizaram o Brasil republicano, por fim, o terceiro grupo é composto pela obra do carioca Euclides da Cunha, Caso único na literatura brasileira, Os sertões, misto de tratado histórico-geografico e recriação ficcional.
*Euclides da cunha e o relato de um massacre
Ele foi chamado a cobrir como repórter do O Estado de São Paulo, após dois artigos publicados nesse jornal, em 14 de março e 14 de julho de 1897. Após o contato direto com a situação dos