PORTIFOLIO DE GEO ECONOMICA 2
669 palavras
3 páginas
LAÍS NUNES DA SILVA1130709
GEOGRAFIA ECONOMICA
VITÓRIA-ES
MAIO-2015
Descrição da Atividade: Leia o texto complementar intitulado A dicotomia homem/natureza no contexto da racionalização da sociedade: Geografia em questão, disponível na Unidade 3 e, em seguida, faça a seguinte análise: Quais foram as ideias apresentadas no texto?
Em sua opinião, outras ideias poderiam ser acrescentadas? Há controvérsias quanto às ideias apresentadas? As diferenças entre os dois autores são significativas? Qual a importância da discussão desse tema (assunto) para os estudantes de Geografia? Após essa análise inicial, elabore um texto, de no máximo duas laudas, tomando como referência as seguintes questões: Qual o papel da ciência para o processo de dicotomização do homem/natureza (que não é exclusividade da Geografia, mas faz parte do próprio pensar a/na sociedade capitalista)? Qual o significado dessa dicotomização para a manutenção do status quo (que implica que os prejuízos são de todos, mas os lucros são particulares)?
Segundo o texto, essa distanciação entre o homem e a natureza faz com que o meio ambiente, ou habitat humano, seja explorado por “forças capitalistas” que “destroem o meio ambiente”. Ou seja, poucos privilegiados, extraem a riqueza da terra e não repassam essa riqueza para toda a sociedade ao passo que toda a sociedade sofre com as consequências dessa extração de riquezas. O papel da ciência no processo de dicotomização do homem/natureza que está implícito no texto proposto é que o pragmatismo científico transformou a natureza em um objeto a ser utilizado pelo homem. Ou seja, o homem, enquanto ser pensante é o ser dominante sobre todas as outras coisas e empoderado por tal para agir sobre o a natureza criando assim uma dicotomia entre o homem e o meio, distanciando um do outro. Já na questão que menciona que o prejuízo é de todos, mas os lucros de poucos, é o reflexo de um sistema