Portifolio 2
PRIMEIRO DIA DE PRÁTICA NO CAPS
No dia 12 de março de 2015, iniciamos nosso primeiro dia de prática no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) na cidade de Taquara/RS, a estrutura do local apresenta recepção, sala de vídeo, duas para realização de oficinas, dois consultórios, sendo que um é para a psicóloga e outra para o médico psiquiatra, cozinha, refeitório e uma sala para grupos.
É uma equipe multidisciplinar formada por duas psicólogas que atendem os usuários individualmente ou em grupo, um psiquiatra que atende uma vez por semana, uma assistente social, uma enfermeira coordenadora, professores/voluntários para as oficinas realizadas de segunda a quinta e uma cozinheira.
Neste dia observamos e interagimos com os usuários na oficina de pintura, na qual estavam participando sete usuários, estes desenvolvem pinturas em garrafas, montagem de vasos para flor com caixinhas de leite e caixas de madeira, sendo auxiliados pela professora responsável por esta oficina. Iniciei uma conversa com uma usuária que relatou que morava com o filho, estava recentemente internada no hospital, mas no momento não disse o motivo, disse que estava gostando de participar da oficina, notei que não se sentia a vontade para conversar.
Outro usuário relatou que participa também da oficina de musica, na qual passa o dia no CAPS, neste serviço eles disponibilizam refeições, os usuários recebem almoços e lanches.
Observando, notei que alguns usuários gostavam de estar participando da oficina e alguns aparentemente estavam somente por obrigação, após a oficina o grupo se reuniu em uma sala para apresentar o seminário dos psicofármacos, no qual cada colega falou sobre um tipo, refletimos o que observamos neste primeiro dia de prática.