Sociologia
1. Comente os três grupos de mudanças que convergiram para a emergência de uma ciência social, segundo Florestan Fernandes? (pgs.27 a 30).
- Fatores socioculturais: A ascensão da burguesia gerou uma nova classe social, a formação do Estado Nacional quebrou o poder dos senhores feudais e trouxe conflito com a Igreja Católica, a Descoberta do Novo Mundo trouxe uma nova realidade com novos modos de pensar e de organização social, a Revolução Comercial gerou a formação de grandes potências nacionais e o desenvolvimento do mercantilismo, a Reforma Protestante quebrou a unidade católica do ocidente, mas foi a Revolução Industrial que definiu a passagem do feudalismo para o capitalismo provocando transformações profundas na sociedade europeia, a industrialização criou um elevado fluxo migratório rumo às cidades industriais, provocando uma série de problemas sociais, porém as elites enriqueceram como nunca. Paralelamente, gerou uma nova camada social entre os pobres, contrária as revoltas explosivas e adepta a criação de associações e sindicatos com o objetivo de criticar o capitalismo para favorecer o socialismo.
- Fatores intelectuais: O Renascimento é o início de um movimento cultural que vai marcar as transformações da mentalidade social europeia, com inspiração no Humanismo, movimento de intelectuais que defendia o estudo da cultura greco-romana e o retorno a seus ideais de exaltação do homem. O conhecimento volta a ser o resultado de uma bem conduzida atividade mental. Houve uma tendência social antropocêntrica, valorizando a obra humana, levando ao desenvolvimento de uma atividade laica, otimista em relação a capacidade da razão intervir no mundo, organizando a sociedade e aperfeiçoando a vida humana. Surge o racionalismo, não só em relação aos fenômenos da natureza, mas também em relação aos fenômenos humanos