Sistemas
O Conceito de sistema é um dos mais simples de se escrever, um dos mais abrangentes de se aplicar e um dos mais difíceis de se compreender plenamente.
O conceito e definição de sistema varia de acordo com o autor e o contexto. Mas de modo geral pode ser definido como um conjunto de partes ou elementos organizados e relacionados entre si.
Para entender melhor o conceito de sistema e sua utilização é necessário fazer uma investigação sobre o passado e identificar como surgiu, para que foi pensado e qual o objetivo de sua "criação".
O primeiro a ser visto durante a micro investigação sobre o passado foi o biólogo Ludwig Von Bertalanffy que criticava a visão de que o mundo é dividido em diferentes áreas, como física, química, biologia, psicologia, etc. Ao contrário, sugeria que se deve estudar sistemas globalmente, de forma a envolver todas as suas interdependências, pois cada um dos elementos, ao serem reunidos para constituir uma unidade funcional maior, desenvolvem qualidades que não se encontram em seus componentes isolados. Com esse modo de pensar surgiu-se a teoria dos sistemas que vieram dos seus trabalhos publicados no ano de 1950 e 1968. A partir daí deu-se início as várias interpretações e utilizações da palavra; Ludwig Von Bertalanffy, dizia que sistema seria definido como complexo de componentes em interação, conceitos característicos das totalidades organizadas, tais como interação, soma, mecanização, centralização, competição, finalidade etc., e aplicá-los a fenômenos concretos. Ludwig defendia que a teoria dos sistemas teoria o objeto é a formulação de princípios válidos para os 'sistemas' em geral, qualquer que seja a natureza dos elementos que os compõem e as relações ou 'forças' existentes entre eles. A teoria geral dos sistemas portanto é uma ciência geral da 'totalidade' que faz uma interação entre tudo o que existe, seja concreto ou abstrato.
Para outros pensadores sistema pode ser entendido como um conjunto de partes coordenadas, para