portifoilio
ABORDAGEM SOBRE ORGANIZAÇÃODO ESPAÇO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Seabra
2012
amari monteiros alves
ABORDAGEM SOBRE ORGANIZAÇÃODO ESPAÇO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Educação da Criança de 0 a 5 anos , Ludicidade e Educação, Organização e Didática na Educação Infantil, Ensino da Linguagem Oral e Escrita, Ensino e Alfabetização I.
Prof. Rosely Montagnini, Marlizete Steinle Bonafini, Edilaine Vagula, Alexandre Villas Bôas, Raquel Franco.
Seabra
2012
INTRODUÇÃO
A necessidade de educar e ensinar os pré- escolares com a ampliação de atividades lúdicas, fortalece o desenvolvimento cognitivo da criança, ou seja; Quando a criança brinca ou pratica exercícios motores, ela combina diferentes ações motoras entre si, divertindo se em repetir várias vezes os mesmos esquemas, porém modificando cada repetição de um movimento. Esses movimentos a são representados em seu cotidiano e sua percepção perante o espaço, a partir da leitura de mundo a criança finge ações como: Dormir, lavar a mão, boca como se estivesse comendo.
Essas atitudes são representadas pela construção dos esquemas mentais. Esses esquemas simbólicos indicam um delineamento de representação e, considerando aos exercícios motores simples e o símbolos lúdicos da brincadeira simbólica.
A criança necessita ter um desenvolvimento hamônio, lúdico que inclui aprender a ouvir opiniões diferentes e a contra argumentar, estabelecendo, comparações objetivas entre várias maneiras de se compreender um mesmo fato para que possa contribuir para torná-la apta favorecendo a troca de experiências, por estar baseada na relação intrínseca.
Os conhecimentos lingüísticos, sociais adquiridos através