Portfólio
Os estudos sobre as práticas de ensino no cotidiano escolar mostram a necessidade de refletir e considerar seriamente a diversidade como um dos traços característicos da população estudantil.Ao vir para escola os nossos alunos trazem com eles toda a sua bagagem cultural,i.e., suas crenças,seu hábito,e costumes,suas religiões,suas línguas e/ou dialetos maternos e que usam habitualmente fora da escola,etc.O professor não pode ignorar a diversidade e a riqueza humana e cultural dos seus alunos.Ele deve ser capaz de potencializar tal diversidade a favor da elevação da qualidade do ensino e da aprendizagem. DIVERSIDADE HITORICA CULTURAL E LINGUÍSTICA
A DIVERSIDADE
A diversidade conforme Takahashi (2006, p.3) é a característica básica de formas de vida e das manifestações de cultura na terra. Ela pode ser biológica ou cultural. De acordo com o autor citado, há três tipos: cultural, genética, lingüística, propriamente ditas. A diversidade cultural genética refere-se, de acordo com o mesmo autor, “as variações e similaridades genéticas entre pessoas” (TAKAHASHI, 2006).
A diversidade cultural lingüística aponta para a existência de “diferentes linguagens e sua distribuição em regiões” (TAKAHASHI 2006); a diversidade de culturas é o “complexo de indivíduos e comportamentos dentro de um contexto histórico comum”.
O tema da diversidade cultural é, hoje em dia, ao nível da educação muito abordada, pois os educadores estão muito preocupados em encontrar formas de conciliar o direito de igualdade à educação para todos com respeito às diferenças culturais. Como sabemos, a preocupação política de constituição da nação e da identidade nacional em prol da constituição de uma cultura nacional homogenia provocou a diluição e o apagamento das diferenças culturais na escola.com o objetivo de garantir uma educação igual para todos.
A