Modelos atómicos
Dalton foi o criador da primeira teoria atómica moderna na passagem do século XVIII para o século XIX.
Em 1803 Dalton publicou um trabalho onde mostrava os princípios de seu modelo atómico.
Segundo Dalton: * Átomos de elementos diferentes possuem propriedades diferentes entre si. * Átomos de um mesmo elemento possuem propriedades iguais e de peso invariável. * Átomo é a menor porção da matéria, e são esferas maciças e indivisíveis. * Nas reacções químicas, os átomos permanecem inalterados. * Na formação dos compostos, os átomos entram em proporções numéricas fixas 1:1, 1:2, 1:3, 2:3, 2:5 etc. * O peso total de um composto é igual à soma dos pesos dos átomos dos elementos que o constituem.
Em 1808, Dalton propôs a teoria do modelo atómico, onde o átomo é uma minúscula esfera maciça, impenetrável, indestrutível, indivisível e sem carga. Todos os átomos de um mesmo elemento químico são idênticos. Seu modelo atómico foi chamado de modelo atómico da bola de bilhar.
* Modelo de J. J. Thomson
Em 1897, Joseph John Thomson, formulou a teoria segundo a qual a matéria, independente de suas propriedades, contém partículas de massa muito menores que o átomo do hidrogénio. Inicialmente denominou-as de corpúsculos, depois conhecidas como electrões e acreditava que era impossível auto-dividir as partes sem que ocorra um cerramento de cissão nuclear no átomo. A demonstração se deu ao comprovar a existência daqueles corpúsculos nos raios catódicos disparados na ampola de crookes (um tubo que continha vácuo), depois da passagem da corrente eléctrica. Através de suas experiências, Thomson concluiu que a matéria era formada por um modelo atómico diferente do modelo atómico de Dalton: uma esfera de carga positiva continha corpúsculos (electrões) de carga negativa distribuídos uniformemente. Tal modelo ficou conhecido como pudim de passas. * Modelo de E. Rutherford
As bases para o desenvolvimento da