Iaclide

599 palavras 3 páginas
O iaclide (inventario de avaliação clínica da depressão) é um instrumento de auto- avaliação sendo uma escala do tipo Liket destinada a medir a intensidade de um quadro depressivo. Onde cada um dos sintomas está “subdividido” em 5 questões, onde traduzem uma gravidade progressivamente crescente e têm implícita a possibilidade de uma única escolha. À primeira corresponde o valor mínimo de 0 (inexistência de qualquer perturbação) e à última, o valor de 4 (gravidade máxima atingida pela queixa)
Tem um formato de 23 questões diferentes, onde estas se referem a perturbações de tipos diferentes: biológicas, cognitivas, interpessoais e de desempenho de tarefa. Significam a relação que o indivíduo deprimido estabelece com o corpo, consigo próprio como pessoa, com os outros e com o trabalho.
Criado a partir de uma amostra de 340 deprimidos, este instrumento apresenta uma boa consistência interna, e comparando esta amostra com a amostra de 340 indivíduos que nunca tiveram qualquer transtorno psicopatológico (ditos “normais”) verificou-se a existência de uma boa diferenciação entre a nota global e cada um dos sintomas.
A depressão é um quadro clínico muito comum com o qual diversos especialistas e médicos de família diariamente se confrontam. Na observação do doente devemos ponderar que estes não têm, regra geral, a preparação médica, psiquiátrica ou psicológica do observador. Logo, os sintomas que selecciona para apresentar e que considera os mais importantes, podem não ser os mais significativos. As queixas que normalmente surgem variam em função da relevância que dá as sensações de determinados departamentos orgânicos, da sua história pessoal de doenças, das afecções que a família já teve ou também do valor atribuído a certas manifestações no meio sócio-cultutal em que vive. Na prática clínica devemos olhar o “doente”, colher os seus dados de um modo preciso e sem preconceitos.
Sendo a depressão um caso comum é importante que não só saibamos identificar como,

Relacionados

  • Relatório da aplicação do teste iaclide
    1921 palavras | 8 páginas