Portfólio
SERVIÇO SOCIAL
SYBELLE NUNES DANTAS
AS RELAÇÕES HUMANAS NAS ORGANIZAÇÕES E O SERVÇO SOCIAL.
Patos
2010
SYBELLE NUNES DANTAS
CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de (As relações humanas nas organizações e o serviço social)
Orientador: Prof. Edna Braun
Patos - PB
2010
INTRODUÇÃO
Em toda a história da humanidade a figura de um líder sempre esteve presente. Todavia, o ser humano só visualizava aquele que representa algo para o povo de maneira geral, tais como Moisés, Jesus, Gandi, Mussoline, George Bush, e muitos outros homens ilustres. Sem dúvida, esses homens são figuras expoentes quanto ao ato de liderar, pela participação relevante na transformação do mundo, tanto pelo lado benéfico como pelo maligno, que tanto atrasou as muitas gerações.
Liderança é o ato de liderar pessoas é uma espécie de energia psicológica ou tensão que põe em movimento o organismo humano, determinando um dado comportamento.
Consultando Aurélio Buarque de HOLLANDA (1976)[1], verifica-se que a definição de líder retrata chefe; condutor; tipo representativo de uma sociedade; etc., que inegavelmente, representa mais a realidade específica do que a generalidade das coisas. Assim sendo, todos os seres humanos têm algo de líder, de condutor das massas, de orientador, de referencial, de espelho, e de modo de vida, nisto que a todo instante e insistentemente está sendo consciente, ou inconscientemente imitado por alguém.
DESENVOLVIMENTO
Líder é um ser humano que influencia os outros a atingir metas. Quanto maior o número de seguidores, tanto maior a influência. E quanto mais bem-sucedida a realização de metas importantes, tanto mais