Portfólio
Apresentação
Serão apresentados neste, características de ferramentas atuais, utilizadas por DBA’s para manutenção e administração de bancos de dados Oracle.
Por hora resumidamente, e detalhar-se-á posteriormente, segue uma breve apresentação das ferramentas SQL LOADER, RMAN e DATABASE CONTROL, que respectivamente são:
• Importação de cargas de dados de arquivos .csv para tabelas no banco, com validações de uma forma muito rápida, usando linguagem de script.
• Poderosa aplicação multiplataforma para gerenciamento de backup e recover de bancos de dados Oracle, que utiliza repositórios e/ou catálogos.
• Solido gerenciador de banco de dados Oracle, com recuperação, importação e exportação de dados, além de informações de status.
SQL*LOADER ou Oracle Loader
Apresentação do SQL*LOADER
Recurso do Oracle que possibilita efetuar cargas de dados de arquivos no formato CSV para tabelas do banco, tendo como diferencial rapidez (milhões de linhas por segundo) e flexibilidade de configuração, pois utiliza uma linguagem de scripts.
Recursos
É possível validar cada registro antes da importação, definir valores default, aplicar alterações sobre os registros lidos, separar os dados importados em duas ou mais tabelas, entre outros.
Funcionamento
O script de importação deve ser salvo em um arquivo texto, conhecido como arquivo de controle (Control File). O SQL*Loader é um aplicativo de linha de comando, que interpreta o arquivo de controle passado como parâmetro. A linguagem utilizada no script é específica, denominada SQL*Loader´s DDL (Data Definition Language).
Sintaxe
Um arquivo de controle é dividido em três seções. A primeira contém informações globais, como localização do arquivo de dados. A segunda contém um ou mais blocos "INTO TABLE", indicando a tabela que receberá os dados. A terceira, iniciada por BEGINDATA, é opcional, contendo os valores que serão importados, caso um arquivo externo