Portfólio seminário integrador
Este artigo tem por objetivo descrever uma pesquisa que envolve aspectos relacionados ao sistema de Gestão da Qualidade e Ambiental em organizações.
Por meio deste, debatemos com um tema muito importante e indispensável em organizações, comtempla a importância de se desvendar os mecânismos pelos quais as transformações estruturais das organizações poderiam influenciar positivamente seu desempenho ambiental e de qualidade.
A maioria das empresas vêm realizando investimentos significativos, em vistas das novas leis e normas ambientais, também na preocupação com a qualidade total de seus produtos, interno até o cliente. A empresa pesquisada neste que será relatado, também tem sua participação na gestão ambiental e qualidade, fazendo trabalhos focados e enxergando este campo como uma das principais atividades a defender para continuar com sua existência.
A empresa pesquisada foi a Industrial Pagé, situada na cidade de Araranguá, SC, é uma empresa metalúrgica que atua no ramo do agronegócio, sua produção é voltada para armazenagem e trasportadores de grãos, produzindo silos, secadores, tombadores, transportadores de elevadores e de correias, equipamentos para fábrica de ração, torres de telecomunicações e outros.
A Industrial Pagé conta hoje com 650 funcionários, destribuidos na produção, logística, comercial, assistência técnica, engenharia e layout, CPD, financeiro, contabilidade, jurídico, suprimentos e RH.
Por necessidade de mercado, e por ainda não ter nenhum certificado de gestão, hoje a Pagé faz um trabalho de consultoria de processos e produtos para identificar falhas e deficiências e consequentemente corrigi-las para melhor oferecer ao seus clientes.
A prática de gestão ainda não foi certificada, mas na empresa, todos tem o conhecimento que permitirá avaliar as conformidades determinadas pela organização atravéz de processos internos, garantindo ao cliente um material, processo, produto ou serviço concebido conforme padrões,