PORTFOLIO
os processos de planejamento na construção das politicas sociais no brasil
Macapá
2014
ellen jacqueline conceição da silva
os processos de planejamento na construção das politicas sociais no brasil
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média nas disciplinas de, Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos, Ética profissional em Serviço Social, Fundamentos das Políticas Sociais, Administração e Planejamento em Serviço Social, Seminário Interdisciplinar IV.
Orientador: Prof. Paulo Sergio Aragão, Clarice Kerkamp, Maria Lucimar Pereira, Rosane Malvezzi,
Macapá
2014
sumario
APRESENTAÇÃO
Este estudo é resultado da pesquisa bibliográfica com a finalidade de informar os processos de planejamento na construção das políticas sociais no Brasil, desde a década de 30 até a década de 80 que culminou com Constituição Federal de 1988.O planejamento foi utilizado como forma de intervir na realidade onde o capitalismo predominou/predomina, que foi provocado pelo resultado do desenvolvimento cientifico e industrial a partir do século XVIII até os dias atuais.
Costa 2003, p9. Enfatiza que o planejamento social veio como um instrumento básico e como forma de atender as necessidades básicas da população mais pobre, apesar de esta ligado aos interesses econômicos e sob a égide da economia capitalista.
Embora o planejamento esteja ligado a ideia de desenvolvimento, sempre prevaleceu a concepção de desenvolvimento econômico com o social ao segundo plano. Os tipos de planejamentos utilizados, os fatores políticos econômicos que influenciaram no processo da Constituição Cidadã, e as políticas sociais que se desenvolveram no país
Dessa forma a pesquisa apresenta os