Portfolio administração
1 introdução: A contabilidade de custos na gestão 3
2 gecon 5 2.1 abc 6 2.1.1 rkw 7
3 competitividade das empresas no mercado atual 8
4 conclusão: contabilidade 10 4.1 conclusão: matemática financeira e comercial 11 REFERÊNCIAS 12
1 introdução: A contabilidade de custos na gestão
A Contabilidade é considera uma ciência social já há muitos anos, uma vez que estuda a riqueza patrimonial, observando quais itens compõem este patrimônio e o quanto representam.
Assim sendo, a Contabilidade vai utilizar todo um instrumental que busca gerar informações que consigam explicar os fenômenos que afetam o patrimônio das entidades, numa tentativa de contribuir para o controle deste patrimônio, atendendo aos mais diversos interessados nesta informação.
Verifica-se ainda que a Contabilidade possui alguns desdobramentos ou especializações, sendo possível estudá-los de modo distinto, como é o caso da
Contabilidade de Custos.
A Contabilidade de Custos centra sua atenção no estudo da composição e no cálculo dos custos, além de observar o resultado dos centros ou dos agentes do processo produtivos, possuindo como característica ser de caráter interno à entidade.
Após aparecer pela primeira vez como técnica independente e sistemática, nos
Estados Unidos, a Contabilidade de Custos tinha como foco a produção industrial, sobretudo o estudo dos problemas de mão-de-obra e suas repercussões no custo industrial, porém mais tarde, voltou-se para a visão global do processo produtivo incluindo o estudo das despesas indiretas de fabricação, custos indiretos e ou ainda de overhead. Atualmente a Contabilidade de Custos possui critérios e técnicas que solucionam de modo bastante adequado os problemas relacionados a identificar os gastos com a produção, além de buscar contribuir para a gestão eficaz das entidades.