Portfolio 2 disfunções organicas
Disfunções Orgânicas,
Atividade Física e Saúde
Ricardo dos Santos Alcântara
RA 1176823
Belo Horizonte
2015
Disfunções Orgânicas,
Atividade Física e Saúde
Trabalho apresentado a Disciplina de Disfunções Orgânicas, Atividade Física e Saúde, Docente Especialista Marcel Srezza, no curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.
Belo Horizonte
2015
Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:
1) Quais os benefícios fisiológicos, bioquímicos e funcionais das atividades físicas e exercícios físicos para as doenças metabólicas?
Controlar o peso e obter emagrecimento caso necessário.
Diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
Reduzir o risco de diabetes tipo 2 e síndrome metabólica.
Diminuir o risco de alguns tipos de câncer.
Fortalecer os ossos e músculos.
Melhorar a saúde mental e humor.
Melhorar a capacidade de realizar atividades cotidianas e prevenir quedas em pessoas idosas.
Aumentar a chances de viver mais.
A pratica regular de atividade física apresenta adaptações metabólicas como, ajuste no perfil bioquímico (aumento da captação de açúcar, oxidação de lipídios e controle hormonal) cardiovasculares ( melhora da função cardíaca e controle da pressão arterial) e promovendo a aceleração do metabolismo gerando a perda de peso e ganhos na aptidão física. Ao realizar atividades físicas exercitamos nossos músculos, fazendo-os contrair e isto faz com que aja uma maior necessidade de sangue para nutri-los, acelerando o ritmo do coração e da respiração, o metabolismo altera-se, enfim, todo o corpo entra em ação quando nos movimentamos. E estas alterações são benéficas e necessárias para um bom funcionamento orgânico. Os benefícios da prática regular de exercício estão o fortalecimento e proteção dos ossos e das articulações, manutenção do peso e da porcentagem de gordura corporal, melhora do diabetes Mellitus ao diminuir a taxa de glicemia, e auxílio no