portfolio 1 de economia e contabilidade
1- Uma das características diferenciadoras da economia, em relação a outras ciências humanas, é a possibilidade de quantificação. As variáveis econômicas são expressões indicativas de diferentes categorias de atividades econômicas, transações, processos e resultados. Diferencie variáveis-fluxo de variáveis-estoque, citando exemplos. Dê também exemplos de relações entre variáveis e cite pelo menos três formas usuais de indicações quantitativas em economia.
Resposta:
De acordo com o texto, as variáveis-fluxo são indicadores que se referem, necessariamente, a transações ocorridas ao longo de determinado período de tempo. O Produto Interno Bruto é exemplo clássico de variável-fluxo. Sua magnitude é de acordo com um determinado período. Normalmente, o PIB é quantificado para período anuais, sendo o total das soma dos fluxos de produção ocorridos ao longo de determinado ano. Para cada ano, obtém-se uma magnitude diferente. Ano a ano, o PIB varia. Mais exemplos: as exportações, as importações; os tributos arrecadados e os gastos correntes do governo são, tipicamente, variáveis - fluxos. Texto de JOSÉ ROSSETTI.
A seguir temos mais formas usuais de indicação quantitativa em economia, sendo:
Consumo de bens e serviços.
Salários pagos.
Lucro das empresas.
O número de nascimentos e óbitos na semana
A variação dos preços no semestre.
Uma variável de fluxo é quando se toma apenas a variação ocorrida num determinado período de tempo. Não importa o que aconteceu antes disso; portanto; se referir a essas variáveis económicas que são medidos ao longo de um período de tempo ou por unidade de tempo.
A linha do tempo a este respeito pode ser por trimestre ou por ano. Exemplos de variáveis de fluxo incluem a renda, os défices orçamentais, as despesas de investimento, a receita de vendas e lucro bruto.
As variáveis-estoque são medidas que expressam magnitudes em determinado momento. O nível das reservas cambiais de um país é, tipicamente, um estoque. Os