PORTF
1° Descreva o funcionamento do transformador.
R: O funcionamento do transformador é a partir dos fundamentos do eletromagnetismo, e também especialmente e importante por estudo de Faraday e Lenz. Se movimentar um campo magnético diante de um condutor, surgirá uma corrente induzida. Ao movimentar um campo magnético diante de um condutor, surge uma corrente induzida. Em outras palavras, um campo magnético variável produz um fluxo magnético variável, que e responsável pela corrente induzida.
2° Por que o transformador não funciona se alimentado com tensão contínua?
R: Porque o funcionamento do transformador é baseado em fundamentos do eletromagnetismo, onde um campo magnético variável produz um fluxo magnético variável, que é responsável pela corrente induzida.
3° Por que o núcleo dos transformadores não é de ferro maciço?
R: O núcleo de ferro maciço possui uma resistência elétrica bem pequena e isso eleva o efeito provocado por correntes parasitas, que são perda de rendimento e aquecimento.
4º Qual a finalidade dos ensaios a vazio e em curto-circuito?
R: O ensaio a vazio determina as perdas no ferro e obter parâmetros elétricos para a construção do circuito equiva1ente do transformador real. O ensaio em curto circuito determina as perdas no cobre nos enrolamentos primário e secundário.
5° O que influência a densidade de corrente do fme e qual componente do transformador será afetado por essa escolha?
R:
6° Projete um transformador com as seguintes especificações: potência do secundário = 100 VA, primário = 220 V e secundário 24 V.
R:
7° No ensaio de um transformador monofásico (220/110V-2A) foram coletados os seguintes dados: Uo = 220 V, Po = 20 W, Io = 160 mA, Ucc = 6,2 V, Icc = 2A e Pcc = 10 W. Determine os parâmetros do circuito equivalente do transformador, o fator de potência em vazio e no ensaio de curto-circuito.
R:
Exercícios de 1 a 8 da página 74. 1º Cite algumas aplicações do transformador trifásico.
R: O