Trabalho Final
A marca McDonald1’s é sinônimo de maior rede de Fast Food em diversos países, um dos símbolos do capitalismo e do estilo de vida do americano no mundo. Porém a marca é alvo de protesto contra o capitalismo e acusada de causar maiores índices de obesidade. A marca se tornou tão conhecida que a prestigiosa revista The Economist utiliza seu principal sanduíche, o Big Mac, para fazer comparações do poder de compra entre os países.
Com a preocupação de influência na cultura de seus clientes, a empresa precisava se adaptar e agir para reverter à imagem ruim que a população e imprensa mantinham, com campanhas para o meio ambiente e mudanças na fabricação, como a obrigatoriedade da tabela nutricional exposta para os clientes. Hoje em dia, podemos encontrar a marca apoiando causas como, 5k feminino, Campanha Boa Vizinhança que visa à limpeza de praças, ruas, praias, plantações de mudas, visitas e colaborações em instituições beneficentes, além das moedas do Instituo Ronald que são encaminhadas diretamente para beneficiar com reformas e medicamentos as crianças com câncer.
Apesar de todo seu trabalho social, a empresa é muito atingida pelos danos que causa na saúde de seus clientes, os mesmo que buscam bem estar e estão mudando seus hábitos alimentares para uma vida mais saudável, com isso seus concorrentes de lanches naturais estão subindo ao topo do ranking das maiores redes de Fast Food. O projeto de linha McFit é constituído em adaptar o McDonald’s a esse mercado, para que possa atingir mais públicos e conquistar aqueles que estão perdendo.
1. História
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 15 de maio de 1940
● Fundador: Maurice e Richard McDonald
● Sede mundial: Raymond Alexander Kroc (Oak Brook), Illinois
● Proprietário da marca: Mcdonald’s Corporation
● Capital aberto: Sim (1965)
● Chairman: Andrew J. McKenna
● CEO & Presidente: Donald Thompson
● Faturamento: US$ 28.1 bilhões (2013)
● Lucro: US$ 5.58 bilhões (2013)
● Valor