Professora
1. Releia a Seção 1 de seu livro de Literatura Portuguesa – Um terceiro elemento rouba a cena – para responder o seguinte: qual a importância desse ‘terceiro elemento’ para a constituição do conceito de ironia romântica?
2. Nas páginas 28 e 29 de seu livro de Literatura Portuguesa, há a seguinte afirmação sobre o papel do leitor a partir do século XIX: “Não restam dúvidas de que o leitor não pode adotar uma postura de passividade diante do texto, sob pena de decretar a morte da narrativa, pois ela não se configura apenas como um convite à reflexão, ela só existe se for aceito e levado a efeito o convite. Como reitera a professora Karin Volobuef: ‘A ironia romântica (...) não se esgota na mera interrupção do fluxo narrativo com o narrador dirigindo-se ao leitor. É, muito além disso, um recurso que se destina a fomentar uma constante discussão e reflexão sobre literatura – um processo do qual o leitor forçosamente participa.Essa participação é alcançada na medida em que o escritor destrói a ilusão de verossimilhança e desnuda o caráter ficcional da narrativa,chamando a atenção do leitor para como o texto foi construído’” (VOLOBUEF, 1999, p. 99). Dentre os romances que você leu, escolha um em que a ironia romântica seja bastante presente. Selecione um trecho que sirva como exemplo dessa utilização, cite-o e a seguir relacione-o com o conceito.
Obs.: não esqueça de citar a referência completa do romance escolhido.
•Digite em um editor de texto, Salve o arquivo escolhendo o tipo do formato em rtf (Rich Text Format). exemplo: resumo.rtf, e, anexe-o nesta tarefa.
Atividade U2 - Produção de texto (valor 20,0) • 1. Quase no final do capítulo 31 do romance Viagens na minha terra, encontramos o seguinte: “Entraremos portanto em novo capítulo, leitor amigo; e agora não tenhas medo das minhas digressões fatais, nem das interrupções a que sou sujeito. Irá direita e corrente a história da nossa Joaninha até que a