Portas Lógicas
Flavio Henrique da Silva Borges*
Laís Cristina Torres*
Lucas Taylon da Silva*
Resumo
Tendo em vista os estudos que serão realizados na disciplina de Laboratório de
Sistemas Digitais, faz-se necessário uma compreensão maior dos assuntos relacionados com as famílias logicas. Esse artigo, baseado no estudo da família
TTL, tem como finalidade dar uma visão geral sobre essa tecnologia e onde é empregada. Suas características e conceitos básicos devem ser compreendidos, antes de um projeto ser elaborado e montado.
Palavras-chave: Famílias lógicas. Tecnologia TTL.
____________________________________
* Alunos do curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações da escola Pontifícia Universidade
Católica de Minas Gerais (PUC-MG).
1.0 INTRODUÇÃO
Entende-se por famílias lógicas, os tipos de estruturas internas que nos permitem a confecção de circuitos lógicos. Cada família lógica utiliza determinados componentes para a construção de seus circuitos integrados e, por isso, possuem diferentes características relacionadas ao seu funcionamento. Dentre essas famílias a família TTL (Transistor-Transistor Logic) surge como uma das principais e mais utilizadas em aplicações práticas. Tendo em vista essa vasta aplicação, surge a necessidade de conhecer melhor essa tecnologia, verificando o seu princípio de funcionamento e suas principais características.
2.0 A FAMÍLIA TTL
A família TTL é derivada da antiga família DTL. Trata-se de uma família pioneira, tradicional e muito utilizada ao longo dos anos, devido principalmente ao seu manuseio fácil, e à colocação no mercado de uma série de circuitos integrados comerciais e padronizados. Dispositivos TTL ainda são utilizados como logica auxiliar que conecta os dispositivos mais complexos de sistemas digitais.
O circuito básico de uma família TTL é a porta NAND, que podemos verificar na figura a seguir.
VCC = +5V
R1
R2
R4
Q3
A
B
Q2
D1