Portas lógicas - conceitos básicos
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
CIRCUITOS DIGITAIS – TURMA A – 12/04/2013
EXPERIMENTO 1
ALUNOS:
*****************************
*****************************
Painel e portas lógicas básicas.
Introdução:
Circuitos digitais são basicamente caracterizados por utilizar-se somente de valores fixos de tensão ou corrente. Esses valores representam dígitos binários 0 ou 1. Portas lógicas são elementos de um circuito de um circuito digital capazes de implementar uma função ou operação lógica. Essa operação é realizada a partir de uma ou mais entradas que resulta em uma saída.
A porta lógica AND é definida como o elemento que resulta saída verdadeira (numero 1 lógico) se e somente se todas suas entradas forem verdade. Conforme a tabela ao lado:
A
B
A.B
0
0
0
0
1
0
1
0
0
1
1
1
Tabela verdade 1 – Porta logica AND
A porta lógica OR é definida como o elemento que resulta saída verdadeira se pelo menos uma de suas entradas forem verdade. Veja a tabela verdade ao lado:
A
B
A+B
0
0
0
0
1
1
1
0
1
1
1
1
Tabela verdade 2 – Porta logica OR
A porta lógica NOT consiste em entrada única e sua função é inverter o sinal de entrada. Entrada verdade resulta em saída falsa, entrada falsa resulta em verdade. Conforme a tabela ao lado:
A
A’
0
1
1
0
Tabela verdade 3 – Porta logica NOT
Para o esquema de um circuito digital, adotam-se símbolos para representar cada porta. A tabela abaixo mostra a representação de seis diferentes portas lógicas.
Figura 1 (http://wyllian.blogs.unipar.br/files/2009/02/oc_3_1.pdf - Figura 1). Essas portas são distribuídas na forma de CI’s (circuitos integrados) de modo que várias portas do mesmo tipo são distribuídas em um mesmo CI. No caso do CI lógico de AND, temos as seguintes entradas:
Figura 2 – CI de portas AND (http://www.inf.ufsc.br/ine5365/74x00.gif). Existem vários tipos de circuitos lógicos dos CI’s. O tipo de circuito que mais se