Portas Lógicas Básicas
Formiga, 4 de junho de 2014
Introdução
As portas lógicas são geralmente utilizadas em circuitos digitais e até mesmo circuitos integrados complexos, também chamados de circuitos lógicos, são um ou mais dispositivos que operam sinais lógicos de entrada para produzir somente uma saída. Os sinais desse tipo de circuito apresentam “1” para a presença de sinal e “0” para a ausência dele. O comportamento das portas lógicas é conhecido como tabela verdade, que apresenta os sinais de entrada e saída.
Objetivo
O objetivo da prática é visualizar a operação das portas lógicas básicas e, por meio de suas tabelas de estados lógicos e tensões, bem como a familiarização com os níveis lógicos da família TTL.
Metodologia
Equipamento utilizado:
-Kit de eletrônica digital BIT9;
-Matriz de contatos (protoboard);
-Circuitos integrados 74LS00, 74LS02;
-Multímetro digital;
-Osciloscópio digital com duas pontas de prova.
Utilizando o kit de eletrônica digital foi construído os circuitos apresentados na prática utilizando postas lógicas NAND e NOR foi aplicado uma tensão de 5v, com os seguintes parâmetros: +5V = nível lógico 1 e 0V = nível lógico 0 e com o voltímetro conectado nas saídas do circuito verificamos o estado lógico de saída das portas. E também mensuramos a tensão de saída.
Os circuitos montados foram os seguintes
Foi implementado uma porta lógica AND de 4 entradas e 1 saída empregando portas lógicas universais.
Projetamos também um circuito digital de um alarme utilizando portas NAND, realizando os testes e apresentando a tabela verdade deste circuito.
datasheet porta lógica NOR datasheet porta lógica NAND
Resultados e Discussões O pequeno circuito com montado com a porta NAND nos apresenta uma tabela verdade conforme o esperado pelos conhecimentos teóricos adiquiridos. Abaixo podemos ver os resultados obtidos. (1.1 a 1.3)
O circuito abaixo foi montado com a porta NAND nos